sexta-feira, 9 de maio de 2014

Cosmos



Em sua etimologia, a palavra Cosmo deriva do termo grego "Kosmos", que significa o oposto de "caos" e significa literalmente "bem ordenado", "ornamentado", e metaforicamente, "mundo". Hoje em dia, esse termo é utilizado como sinônimo de "Universo", ou seja, tudo que existe, desde as estrelas até as partículas subatômicas. O astrônomo Carl Sagan define Cosmos como "tudo o que já foi, tudo o que é e tudo que será", mas foi Pitágoras o primeiro a se utilizar desse termo quando se referiu ao Universo. 

Cosmologia é o estudo do cosmos em vários de seus significados. Na cosmologia física, o temo "cosmos" é usado, geralmente, de forma técnica, ao se referir a um espaço-tempo particular dentro do Multiverso.
    
Já na teologia, "cosmos" é usado para denotar o universo criado, sem incluir o criador, ou seja, tudo criado por Deus. E foi essa denotação em que Baby do Brasil se inspirou na década de 80 para compor sua música "Cósmica", na qual ela diz que: "Cósmica é sintonia espiritual para ser transcendental". 




Também na década de 80, foi realizado pela BBC uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, chamada "Cosmos". A série, se utilizando de efeitos especiais e técnicas cinematográficas, fazia um passeio pela história da ciência, explicando suas teorias e conceitos e promovendo uma reflexão sobre o Cosmos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário