segunda-feira, 15 de julho de 2013

Jovem Guarda: O Iê Iê Iê do Brasil




Da esquerda para a direita: Roberto Carlos, Wanderléa e Erasmo Carlos.

 Em um dos meus últimos posts, eu comentei sobre a Tropicália. Dessa vez, resolvi falar sobre outro movimento musical que ocorreu no Brasil por volta da década de 60, que foi a Jovem Guarda. Surgiu em agosto de 1965 em um programa de televisão apresentado por Roberto Carlos, acompanhado por Erasmo Carlos e Wanderléa. Além desses, que são os mais conhecidos atualmente, destacaram-se também nesse cenário os artistas: Ronnie Von, Sérgio Reis, Renato e Seus Blue Caps, Martinha, Serguei, entre outros.
A Jovem Guarda se inspirava no rock norte-americano e inglês da década de 50 e início da década de 60, chegando a fazer versões dessas músicas em Português. Uma das bandas que mais inspirou os artistas da Jovem Guarda foram os Beatles, e por isso ganharam o apelido de "Iê Iê Iê", pois, para a época, eles foram os Beatles do Brasil. Foram eles que trouxeram o rock para o Brasil, sendo assim, um dos primeiros músicos a utilizarem a guitarra em suas músicas, o que não era bem visto no Brasil daquela época.
A música da Jovem Guarda, diferentemente da Tropicália, trazia temas leves e alegres, na maioria das vezes sobre amor, e muitas vezes com certa comicidade.

A Jovem Guarda inspirou diversos artistas de sucesso no Brasil, principalmente os que faziam rock, e muitos artistas atuais também. Mas infelizmente perdeu muito destaque no cenário atual, e quase não é possível ouvir as músicas da Jovem Guarda nas rádios. O artista dessa época que talvez continue mais na mira dos holofotes seja Roberto Carlos, que mesmo assim, mudou seus estilo e hoje canta músicas bem diferentes das que cantava na época.

                              
                                                     A Jovem Guarda antes e depois


Como disse, a Jovem Guarda perdeu seu destaque hoje em dia, mas mesmo assim, muitos cantores continuam interpretando seus sucessos hoje em dia. Foi o caso de Marisa Monte, que gravou para seu primeiro disco (MM) a música "Negro Gato" e alguns anos depois, em seu segundo disco (Mais), gravou a música "De Noite  na Cama". Adriana Calcanhotto gravou a música "Devolva-me" para seu álbum "Público", de 1999. Recentemente, Lulu Santos gravou um álbum cantando apenas sucessos dessa época, de Roberto e Erasmo Carlos.

Marisa Monte cantando a música "Negro Gato" em 89


Veja abaixo vídeos de algumas músicas da Jovem Guarda:

"Festa De Arromba", onde Erasmo cita diversos 
nomes da Jovem Guarda.


                                            
"Pare o Casamento", a música mais conhecida de Wanderléa.


                                          
"Splish Splash", versão Roberto Carlos da música de Bobby Darin.


                                       
                                          Renato e Seus Blue Caps cantam "Feche os Olhos",
                                          versão da música "All My Loving", dos The Beatles. 

                                          Adriana Calcanhotto interpreta "Devolva-me", música
                                                                    da Jovem Guarda.

Marisa Monte cantando "Negro Gato" ao vivo, de 
maneira bem performática. Em minha opinião, uma
das melhores gravações feita pela cantora.