| Nelson Motta em entrevitsa |
Nelson Motta é um escritor, roteirista, compositor, produtor musical, agitador cultural e descobridor de talentos brasileiro e que, sem dúvida alguma é uma figura muito importante nos bastidores da música brasileira. Quando tinha 13 anos, em 1958, foi assistir à um show com seus pais de artistas ainda pouco conhecidos em uma universidade. Lá, um homem cantando muito baixinho os versos: "Chega de saudade, a realidade é que sem ela não há paz não há beleza..." o encantou. Pouco tempo depois, João Gilberto explodiu pelo Brasil, assim como o novo estilo de música que estava surgindo: a Bossa Nova. A partir daí, Nelson, que já tinha contatos com o meio musical passou a frequentar festas e encontros de jovens que gostavam desse novo estilo de música e pouco tempo depois, já ia às festas no famoso apartamento de Nara Leão. Depois disso, nunca mais saiu do meio musical brasileiro e viveu intensamente a história da música brasileira e o surgimento de diversos artistas e bandas conhecidas até hoje. Por isso, em 2001, Nelson Motta resolveu escrever um livro de memórias contando tudo que viveu dentro da música desde 1958 até 1992. O livro se chama Noites Tropicais, que foi minha leitura das férias, e recomendo a todos.
O livro mistura a história da música com a vida pessoal de Nelson e nos faz viajar para um tempo "em que música era discutida como futebol", como o próprio autor descreve em seu livro. Como produtor musical da Phillips, Nelsinho lançou diversos artistas no mercado e fez sua carrreira se tornar brilhante.
Entre os grandes feitos de Nelson como produtor musical está a produção do álbum "Em Pleno Verão" (1970) de Elis Regina, que viria a se tornar um dos grandes clássicos da cantora. Na época, Elis estava vivendo um momento delicado de sua vida pessoal com o marido Ronaldo Bôscoli e estava preocupada com o Tropicalismo (movimento que ela desprezava) e com uma voz muito talentosa que havia surgido e que ameaçava seu status de melhor cantora do Brasil: Gal Costa. Resolveu, então, procurar músicas com estilos diferentes para seu novo álbum. Assim, deixou o preconceito de lado e gravou "As Curvas da Estrada de Santos" de Roberto e Erasmo. E ainda convidou uma voz ainda desconhecida mas muito talentosa para cantar com ela. Tim Maia apresentou sua música "These Are The Songs" e os dois fizeram um dueto sensacional.
Em 1975, Neslon Motta realizou o primeiro festival de rock brasileiro: O Hollywood Rock, onde compareceram Rita Lee com sua banda pós-Mutantes: Tutti Frutti, Erasmo Carlos, Raul Seixas, Os Mutantes (sem Rita Lee) e Celly Campello (que estava tentando retomar sua carreira). O festival foi gravado e transformado em documentário, mas sem muito sucesso. Em Noites Tropicais, Nelson diz que o festival não foi nada de mais e que só valeu a pena pelo discurso dado por Raul Seixas enquanto cantava seu sucesso "Sociedade Alternativa".

Um ano depois, Nelson criou a boate Dancing Days. Dias antes da noite de abertura, as garçonetes que ele havia contratado disseram que iriam cantar e dançar para o público no final da noite. Foi assim que surgiu As Frenéticas. Elas cantaram no dia e estouraram. Pouco tempo depois, Nelson Motta escreveu junto com Rita Lee e Roberto de Carvalho a música "Perigosa", que se tornou um fenômeno no Brasil. "Eu sei que eu sou bonita e gostosa/ Eu sei que você me olha e me quer."
É por todos esses marcos na música e muitos outros que eu recomendo Noites Tropicais, pois, afinal, não existe romance que supere a história da cultura brasileira.
Como de costume, aí vão algumas músicas relacionadas ao post:
These Are The Songs - Elis Regina e Tim Maia (Elis buscava algo novo em sua carreira e acabou descobrindo Tim Maia)
Perigosa - As Frenéticas (Junto com Rita Lee, conseguiram driblar a censura e lançaram um fenômeno nacional)
Sociedade Alternatica - Raul Seixas (Raul fez o público do festival de 75 tremer com seu sucesso escrito com Paulo Coelho)


