Dizem que o ser humano tem medo do novo. E acredito que seja bem verdade. Todos nós, quando vamos ter algo novo em nossas vidas, seja uma nova casa, um novo trabalho, ou até algo não tão importante assim, como um dever de casa, por exemplo, ficamos receosos, nos preocupamos com aquilo, e às vezes o resultado é positivo e às vezes, negativo. E não há nada melhor para simbolizar nossos medos do que uma entrada, uma nova porta, uma nova oportunidade.
A foto que escolhi é da entrada da escola, pois esse é o local onde entro e saio todos os dias sabendo que tenho o privilégio de estar indo para o lugar onde vou aprender coisas essenciais para a minha vida. E não falo de contas matemáticas ou regras gramaticais, falo do que vou aprender com a convivência que tenho com os meus amigos e colegas, com os professores, coordenadores, faxineiros e porteiros. Esse é o tipo de convivência que terei para o resto da vida, e que vai formar o meu caráter.
E se estou falando dessa entrada, dessa oportunidade de ir a um lugar para me tornar alguém melhor todos os dias, penso que todas as oportunidades devem ser aproveitadas. Claro, sempre existirá o medo, o medo do novo, mas é preciso que eles sejam superados. E digo isso pois, quando eu era mais novo, ao entrar na escola, chorava como fazem todas as crianças. Chorava de medo do novo, pois eu estava em um lugar onde não havia os meus pais, o meu quarto, e eu me sentia perdido. Mas com o tempo, aprendi a superar esse medo e hoje sinto prazer em passar pela entrada da escola todos os dias.
Por isso, quando Rita Lee diz em sua canção: "são coisas da vida, que a gente se olha e não sabe se vai ou se fica", acredito que, se essas "coisas da vida" são oportunidades, novas entradas, a pessoa deve superar seus medo e ir fundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário