sábado, 29 de junho de 2013

A internet e seus recursos para a sociedade

    Vivemos hoje em uma época na qual o assunto mais comentado e um dos que apresentam maior divergência de opiniões das pessoas de modo geral é a tecnologia. Quando falo em tecnologia, me refiro à celulares, computadores e redes sociais. 
    No caso dos celulares, já podemos inseri-los também na categoria de computadores, pois com apenas alguns toques podemos navegar por uma infinidade de sites e recursos da internet, além de poder mandar mensagens e telefonar para qualquer pessoa. Os celulares estão cada vez mais fazendo parte de nossas vidas. Com ele, podemos nos comunicar com qualquer pessoa e em qualquer lugar do mundo. E quando não lembramos de alguma coisa, seja do nome de um filme ou de algo relacionado aos estudos escolares, basta um clique no celular e a resposta aparece na sua frente em apenas alguns segundos. 
  
  Embora muitas pessoas se queixem que as pessoas estão "viciadas" em seus aparelhos ou em redes sociais, são essas ferramentas, que no mundo atual estão ajudando a população a fazer reformas políticas e sociais. Um exemplo disso é o momento que estamos vivenciando agora no Brasil. Os protestos apartidários que vêm acontecendo há um tempo em nosso país, foram todos organizados graças à tecnologia. Os convites dos manifestantes à população foram feitos pelo facebook; durante os protestos, a maioria dos manifestantes tiram fotos pelo celular, e no mesmo momento já as enviam para as redes sociais, e consequentemente, para o mundo. Ou seja, com os novos aparelhos celulares, a notícia passou a ser, não apenas a TV, os jornais etc, e passaram a ser também as redes sociais e as próprias mensagens de textos ou chats. 
    Outro tópico desse assunto é como os jovens estão sempre conectados e em diversas coisas. Ao mesmo tempo que estudam, postam em redes sociais, conversam com amigos pelo telefone ou por mensagens de texto. Acho que esse é um tópico mais frágil e que não deve ser generalizado pois varia de pessoa a pessoa. Muitos também acabam se atrapalhando nos estudos pois não conseguem resistir ao mundo infinito que está logo na sua frente, em uma tela de computador. Acredito que as novas tecnologias, e mais especificamente a internet, podem ser usadas a nosso favor ou não, depende de como a pessoa a aproveita. O sujeito que a usa pra protestar (como grande parte do Brasil está fazendo nesse momento) ou para obter mais conhecimento e cultura, está usando ela a seu favor. Mas a pessoa que a usa apenas para coisas "irrelevantes" do dia a dia e se prejudica por usá-la por tempo demais está fazendo exatamente o contrário. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário