sábado, 15 de junho de 2013

Tropicália


 Para começar minhas postagens sobre música, resolvi falar da Tropicália, ou Tropicalismo, que foi um movimento ocorrido no Brasil no final da década de 60. Esse movimento, além de ter se manifestado no teatro e no cinema, manifestou-se principalmente na música, com nomes conhecidos até hoje: Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tom Zé, Gal Costa, Os Mutantes, Rogério Duprat e outros.

Caetano canta "Alegria Alegria"
 O Tropicalismo surgiu em um contexto da ditadura militar, no Festival da Música Popular Brasileira, programa apesentado pela TV Record, em que diversos artistas subiam no palco e defendiam suas músicas. No ano de 1967, Caetano Veloso cantou nesse festival a música Alegria Alegria, e logo depois Gilberto Gil, ao lado dos Mutantes, cantou Domingo no Parque. No ano seguinte, o festival já era considerado Tropicalista por completo. E foi nesse ano em que foi lançado o disco "Tropicália ou Panis et Circense", que foi conhecido como o principal manifesto do grupo. 
    
                             
                                      Foto do álbum 
No disco, apareceram músicas conhecidas até hoje, como: Pannis et Circense, Bat Macumba e Parque Industrial. A música topicalista, ou o tropicalismo como um todo, tinha como objetivo projetar o Brasil pelo mundo. Isso porque, como já foi dito, o Brasil estava em uma ditadura militar, que era um regime muito fechado, e a MPB e a Bossa Nova eram músicas que tinham muita influência na época, assim, os tropicalistas passaram a usar instrumentos diferentes, como a guitarra, que não era bem vinda no Brasil por ser estrangeira. Por isso houve muitas críticas à música tropicalista, pois alguns achavam que o que eles tocavam era "barulho" ou "música americana". Por isso, era comum que nos festivais, grupos de pessoas vaiarem os músicos, ou ficarem de costas para o palco, o que Caetano conta que aconteceu com ele.
 Em 2012, foi lançado o filme "Tropicália", documentário que mostra imagens e entrevistas raras da época, junto com depoimentos atuais dos participantes do movimento, principalmente de Caetano e Gil.


Tropicália : poster
Capa do filme "Tropicália". Na foto, Rita Lee,
Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé.

 No final de 1968, Caetano e Gil foram presos sob a acusação de terem desrespeitado o hino nacional e a bandeira brasileira. Em fevereiro de 69 foram soltos, mas tiveram de ficar em Salvador em regime de confinamento, sem o direito de aparições públicas. Em julho de 69, os dois foram levados para o exilo  na Inglaterra, com suas esposas, onde ficaram até janeiro de 1972.
 Alguns dizem que o Tropicalismo teve fim quando Caetano e Gil foram exilados, mas na realidade o Tropicalismo não acabou. Obviamente, eles perderam muito a energia quando os principais defensores do movimento foram exilados, mas podemos ver traços da música tropicalista até hoje. 

Para quem tiver mais curiosidade, seguem abaixo alguns vídeos de músicas que marcaram essa época. 


 
"Alegria Alegria" - Caetano Veloso


"Domingo no Parque" - Gilberto Gil ao lado dos Mutantes


"Panis et Circense" - Mutantes.  



  Em 1999, em uma premiação de música na MTV, o Tropicalismo foi homenageado e alguns artistas da época se reuniram e cantaram algumas músicas mais marcantes da época. Abaixo, Tom Zé, Rita Lee, Caetano Veloso e Gilberto Gil cantam "Bat Macumba".

                                    



   

Nenhum comentário:

Postar um comentário